Comunique-se através de suas atitudes e influencie o seu ambiente de trabalho.

Sabemos que vários fatores contribuem para o sucesso de uma empresa e quando tentamos fazer uma pequena lista destes fatores é bastante natural que os primeiros pensamentos sejam voltados para a experiência adquirida através do tempo de atuação no mercado, qualidade dos profissionais, processos dinâmicos com respostas rápidas e assertivas, estrutura e por aí vai.

Na verdade, esta pequena lista está correta. Isso tudo é importante sim e determina os rumos da empresa, porém, aqui eu gostaria de falar sobre um fator que normalmente não é abordado, mas em termos de relevância no processo pode sim definir o caminho do sucesso ou do fracasso. Me refiro ao que acontece dentro das empresas, as relações entre os colaboradores e as posturas assumidas por eles. Então, aí vai:

Você já parou pra pensar na “vibe” da equipe?

Energia positiva, equipe  entrosada, propostas de soluções para os problemas que aparecem ou até mesmo ideias para melhorar o processo? Se você deu uma olhada em volta (ou, melhor ainda, para si mesmo) e achou um ou dois dos “itens” que citei, ótimo. É por aí. Se não achou nenhum deles vou dar uma força com 5 itens para botar em prática já!

ASSUMA UMA POSTURA POSITIVA

Eu sei que o momento é ruim, que atravessamos uma crise sem precedentes, que o país está de cabeça pra baixo mas veja só: você tem um trabalho. Neste exato momento existem mais de 14 milhões de pessoas desejando o que você tem. E, ainda que a realidade fosse outra, que nossa economia estivesse de vento em popa, sejamos francos: ninguém gosta de conviver com gente negativa. Então, em vez de chegar na empresa reclamando (muitas vezes por bobagens), porque o ônibus estava cheio, a gasolina cara, está fazendo frio ou calor, tente lembrar de que sua atitude tem o poder de deixar o ambiente mais pesado ou mais leve. Se você pensar mais um pouquinho vai lembrar que passará o resto do seu dia neste mesmo ambiente. Então, qual caminho você vai escolher? Seja positivo. Escolha a leveza 🙂

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE PODE E DEVE SER FEITO HOJE

Poucas coisas são tão boas quanto a sensação de dever cumprido. Falo sério, quem não gosta de terminar o dia com a certeza de que ele foi produtivo? Da mesma forma, sempre nos sentimos desconfortáveis quando deixamos pendências. Concordo que, algumas vezes, não depende apenas de nós a evolução do processo mas, a sua parte, aquilo que depende de você, não pode ser negligenciado. Se isso acontecer você terá tarefas acumuladas, prazos perdidos e muita chateação. A dica é: Pense no seu bem-estar e faça escolhas que gerem este clima favorável pra você. Organize seu dia e produza melhor dentro do seu expediente. Desta forma seu telefone não vai tocar fora do horário e até mesmo seu almoço vai ser mais tranquilo e agradável. 😛

SEJA SEM-VERGONHA :O

Foi isso mesmo que eu disse: Não tenha vergonha. Este sentimento, normalmente, só traz consequências negativas. Por exemplo: Algum momento em que você presenciou situações em que a organização se deparou com algum problema e você, na hora, pensou em algo que poderia ajudar ou até mesmo resolver a questão, mas… não expôs o que pensava. Por vergonha ou medo do resultado você guardou a solução para si e perdeu uma boa oportunidade de colaborar ainda mais.  Este mesmo sentimento te impede de sugerir um novo método para realizar os trabalhos e melhorar os processos simplesmente por vergonha de se manifestar ou medo de que sua proposta não dê certo. Isso é uma grande bobagem. Toda ideia que traga consigo o objetivo de melhorar e resolver é sempre bem-vinda. Mesmo que, por alguma razão, não seja implementada, mostra que você não é apenas um executor e sim um ser pensante 🙂

ENCONTRE O EQUILÍBRIO ENTRE AUTO-CONFIANÇA E HUMILDADE

Saia de casa todas as manhãs com a seguinte certeza: “eu sou absolutamente capaz de desempenhar o meu papel dentro da organização”.  Chegando lá faça o seu melhor. Lembre-se de olhar para os resultados (aqueles que foram fruto de foco e dedicação) e sentir-se bem com isso. Curta cada pequena conquista e resultado. Vibre com sua equipe. Isso só faz bem. Em contrapartida é necessário também ter clareza de que, no momento em que for preciso, você deve pedir ajuda. Não há mal nenhum em não saber de algo e, se você não souber, seja esperto o suficiente para ir até quem sabe e perguntar. Você adquire novos conhecimentos, demonstra interesse e faz bem à sua organização. Execução sem conhecimento é uma fonte de prejuízos, atritos e desconfortos de forma geral. Fuja disso 🙂

FAÇA A DIFERENÇA

Preciso fechar este artigo sendo ainda mais franca com vocês: nem sempre o seu ambiente de trabalho vai ser o lugar mais legal do mundo, mas lembre-se de que você sempre terá dois caminhos: ser influenciado pelo ambiente ou influenciá-lo. Se o ambiente oferece coisas positivas, abra a guarda e absorva. Se vierem coisas negativas faça a diferença e ofereça sempre algo melhor. Resolva, proponha, compartilhe coisas boas, elogie os trabalhos dos seus colegas, vibre com as conquistas e tenha sempre em mente as palavras do excepcional empresário Harry Firestone: “Você consegue o melhor dos outros quando você dá o melhor de si mesmo”.

 

2017-08-01T16:06:14+00:00 Artigos, Blog|

Sobre o Autor:

Mídia e produção na Criante com quase 10 anos de experiência na área de comunicação. Daniela atuou em agências de diversos portes atendendo importantes empresas de varejo locais e nacionais. Define-se como publicitária de formação e entusiasta de coração.