O ser humano é um ser social, o desejo de comunicação e interação é parte de nossa natureza.
No passado remoto vivíamos em pequenos grupos e era fácil lidar com o pequeno volume de informações a que se tinha acesso. A comunicação boca a boca era mais que o suficiente, com o eventual inconveniente das distorções e inverdades.
As sociedades humanas evoluíram, tornaram-se mais complexas e o volume de informações produzido e disponibilizado cresceu exponencialmente.
Na era da informação, há uma explosão multimídia e a atenção de cada pessoa é intensamente disputada por tudo e por todos.
Da mesma maneira que a tecnologia facilita o acesso e amplia o leque de possibilidades, ela também multiplica as fontes e dificulta a separação do que é joio e do que é trigo na imensa teia de informações disponíveis.
A área de saúde também padece desse mal.
A diversidade de especialidades, a complexidade dos diagnósticos, a grande oferta de profissionais, clínicas, hospitais, laboratórios dificulta enormemente o processo de identificação, seleção e contato por parte dos pacientes.
Se para os pacientes o processo é hoje mais complexo, para os profissionais e empresas de saúde o desafio é ainda maior.
Como levar ao conhecimento de seus potenciais pacientes as suas especialidades, sua experiência, os recursos técnicos e instalações adequadas e mesmo sua credibilidade?
Marketing Digital e SEO para clinicas e consultórios médicos são fundamentais no processo de comunicação interativa para o processo de comunicar o seu publico.
Comunicar é mais que uma necessidade econômica, é uma função de utilidade pública, pois muitas pessoas podem ser prejudicadas por desconhecimento das opções e competências disponíveis para tratar de seus males.
A boa comunicação é um indicador da boa saúde organizacional.
Mas para uma comunicação sem contraindicação é preciso atenção a diversos aspectos.
Alguns cuidados para uma comunicação médica adequada:
- Zelo absoluto pela ética e correção nas informações divulgadas;
- Jamais oferecer promessas de cura;
- Não fazer comparações entre métodos ou procedimentos;
- Não fazer autopromoção que denote superioridade em relação a outros profissionais ou instituições.
- Respeitar as normas estabelecidas no “Manual de publicidade médica” do Conselho Federal de Medicina.
- Para manutenção dos pacientes atuais;
- Para conquistar novos pacientes;
- Para orientar o público sobre cuidados relacionados a sua especialidade;
- Para ampliar o conhecimento do público sobre suas especialidades;
- Para esclarecer dúvidas sobre tratamentos, equipamentos, medicamentos;
- Para fortalecer a imagem e autoridade profissional e da clínica, hospital ou laboratório;
Para os profissionais de saúde é desafiador cuidar das próprias atividades, manter-se atualizado, atender os pacientes, entre outras demandas.
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