O UBER não brinca com a comunicação em pleno carnaval!

O que você não esperava aprender sobre comunicação com as empresas Digitais!

Na era da digitalização de tudo, das transformações disruptivas e da imprevisibilidade, empresas de tecnologia muito jovens vem ocupando os espaços antes reservados apenas às organizações tradicionais que levaram muitos anos, talvez décadas para chegar ao topo.

Em meio a velocidade alucinante das transformações, percebemos que muitos paradigmas estabelecidos ruíram e novas formas de fazer as coisas emergiram.

A mudança também aconteceu com a comunicação!!!! Mas nem tanto assim.

É fato que vivemos uma nova era da comunicação com a introdução da internet e a democratização dos dispositivos de acesso a informação com o predomínio dos smartphones como ícone dos novos tempos.

Também é inegável que a publicidade digital não para de crescer e se aperfeiçoar com o uso cada vez maior de big data, inteligência artificial, algoritmos, etc.

Mas o que realmente surpreende (alguns!) é a resiliência das mídias tradicionais.

Ao que parece, gigantes como Google, Uber e Netflix, após analisarem minuciosamente a “jornada de seus consumidores” e consultarem seu gigantesco acervo de informações, análises e diagnósticos sobre os hábitos de seus respectivos públicos parecem repetidamente chegar às mesmas conclusões.

Comunicação off-line ainda funciona!

Toda comunicação tem de ir aonde o povo está. E a simples constatação é que ainda não passamos 100% de nosso tempo com a cara enfiada no celular.

Então entre uma curtida e outra, levantamos a cabeça e vemos um outdoor. Após responder um whatapp enquanto esperamos o ônibus fatalmente olhamos para o lado e vemos o mobiliário urbano. Ao fazer aquela self com os amigos no shopping acabamos vendo, quando não incluindo na foto aquele banner. Dando um tempo no streaming de música, distraidamente sintonizamos uma rádio e na academia, restaurante ou em casa damos uma espiadinha na TV para poder participar dos chats sobre a última da celebridade ou aquele lance da novela.

Passada uma certa euforia delirante de que nos tornaríamos extensões de nossos dispositivos móveis, de uma maneira ou de outra tem se percebido que ainda somos sensíveis a estímulos externos ao mundo digital.

Ou isso ou os gigantes da nova economia estão sendo muito mal orientados por seus especialistas em planejamento de mídia.

As empresas digitais não são bobas!

Quando vemos amplas campanhas, no Brasil e no mundo, envolvendo inúmeros veículos off-line no lançamento da nova série Altered Carbon da Netflix ou o UBER que não brinca com a sua comunicação em pleno carnaval usando peças como outdoor, mobiliário urbano e spots de rádio, sem falar de sua proposta de 10 milhões de reais para patrocinar o carnaval do Rio. Percebemos que estas empresas não são nada bobas e sabem que para aumentar o alcance e potencializar os resultados, nada como uma campanha integrada somando on e off-line. Simples assim.

Ao mergulhar fundo em seus dados e analisar campanhas anteriores estes gigantes do mundo online constataram que, pelo menos por enquanto, o digital não resolve tudo.

Agora você já sabe. Se quiser se comunicar de forma eficiente e eficaz, inspire-se nestes gigantes digitais, que sem dúvida sabem muito sobre os hábitos dos consumidores e faça sua campanha com um plano de mídia focado em resultados, construído com criatividade e Inteligência e não baseados em modismos, preconceitos ou falsas verdades.

Uma boa campanha para você!

2018-02-09T12:28:11+00:00Artigos, Blog, Noticias|

Sobre o Autor:

Sócio-Diretor de criação da Criante, com mais de 17 anos de atuação em marketing e comunicação, Magno Santana é pós-graduado em marketing com experiências em consultoria, educação presencial e a distância e gestão de marketing.
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